Este áudio é um dos mais raros já descobertos sobre a Copa de 1958: a estreia da seleção brasileira contra a Áustria.
O material pertence ao pesquisador Ciro Götz que me cedeu esse conteúdo. No canal dele no Youtube (As vozes do gol), está o seguinte relato:
A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958 ganha vida neste registro histórico da Rádio Guaíba, emissora recém-inaugurada que ousou atravessar o Atlântico com uma equipe de profissionais gaúchos para transmitir diretamente da Suécia o Mundial que consagraria o Brasil campeão pela primeira vez. Nesta transmissão de Brasil 3 x 0 Áustria, dois dos grandes nomes do rádio esportivo gaúcho, Mendes Ribeiro e Flávio Alcaraz Gomes, comandam a cobertura de uma partida fundamental na campanha brasileira. Logo na abertura, Mendes apresenta a equipe da Rádio Guaíba, reunindo alguns dos mais talentosos profissionais da época em uma jornada que marcou a história da radiodifusão esportiva brasileira. O áudio também preserva a voz de Otávio Muniz, histórico narrador com passagens por emissoras como América, Difusora, Panamericana e Tupi, um dos grandes pioneiros do rádio esportivo nacional. Infelizmente, o material chegou aos nossos dias com algumas lacunas, especialmente durante o intervalo e em trechos do segundo tempo. Ainda assim, trata-se de um documento sonoro de enorme valor histórico, indispensável para pesquisadores, estudantes e apaixonados pela memória do rádio brasileiro e das transmissões esportivas.Brasil 3 x 0 ÁustriaNarração: Mendes RibeiroRádio GuaíbaParticipação de Otávio Muniz (Rádio Panamericana)