Nesta entrevista, tive a honra de conversar com o físico Dr. Walter Mendes, um dos profissionais que atuaram diretamente na resposta ao Acidente Radiológico de Goiânia, considerado o maior acidente radiológico do mundo.
Mais do que falar sobre radiação, dosimetria ou proteção radiológica, esta conversa é um registro de memória, ciência e humanidade.
Falamos sobre os primeiros momentos da descoberta do acidente, os desafios enfrentados pela equipe técnica, os bastidores de uma das maiores operações de emergência radiológica já realizadas e as lições que permanecem atuais quase quatro décadas depois.
Para mim, como professora e pesquisadora assídua pela história dos acidentes radiológicos, esta entrevista representa a oportunidade de ouvir diretamente uma das pessoas que ajudaram a escrever um capítulo fundamental da radioproteção mundial!
Espero que esta conversa contribua para preservar essa memória, inspirar novos profissionais e reforçar a importância do conhecimento científico, da responsabilidade e da proteção radiológica.
Meu profundo agradecimento ao Dr. Walter Mendes, pelo qual tenho profunda admiração, pela generosidade em compartilhar sua experiência e seu legado.