PodcastsCiênciaAmbiente é o Meio - USP

Ambiente é o Meio - USP

Jornal da USP
Ambiente é o Meio - USP
Último episódio

224 episódios

  • Ambiente é o Meio - USP

    Ambiente é o Meio #227: Microplásticos e poluentes tóxicos ameaçam ecossistemas marinhos na Bacia de Santos

    24/06/2026 | 28min
    Neste episódio do podcast Ambiente é o Meio, o biólogo Gabriel Stefanelli, mestre em ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e doutor em oceanografia pela USP, fala sobre a presença de microplásticos e Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) em águas profundas da Bacia de Santos – bacia sedimentar marítima que se estende do estado do Rio de Janeiro a Santa Catarina, sendo a principal região  petrolífera do país, abrigando alguns dos maiores campos do pré-sal.
    Stefanelli conta que suas pesquisas identificaram a presença de POPs em sedimentos e peixes da região. Essas substâncias tóxicas, segundo ele, não são produzidas localmente, mas chegam ao fundo do mar transportadas por correntes atmosféricas e oceânicas. Conhecidos por atuarem como disruptores endócrinos, os POPs comprometem o sistema hormonal e afetam a reprodução de diversas espécies, inclusive a humana.
    O pesquisador também explica como os plásticos se fragmentam no ambiente marinho, dando origem aos microplásticos e nanoplásticos, partículas que permanecem nos oceanos e ampliam os impactos da poluição. 
    Ouça o episódio completo no player acima.

    Ambiente é o Meio

    Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
    Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
    E-mail: ouvinte@usp.br
    Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .

    .
  • Ambiente é o Meio - USP

    Ambiente é o Meio #226: Para sênior da USP, exportação de commodities se tornou fator de endividamento no agronegócio

    17/06/2026 | 26min
    Neste episódio do podcast Ambiente é o Meio, o pesquisador Ricardo Abramovay, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, fala sobre como o modelo de crescimento econômico brasileiro. Para o professor, este modelo, historicamente ancorado na exportação de commodities agrícolas e minerais, está chegando ao seu limite. 
    Abramovay afirma que, embora o Brasil seja líder global na exportação de soja, carne bovina, aves e suco de laranja, existe um alerta de vulnerabilidade do setor devido à dependência de insumos importados. O País importa entre 85% e 90% dos fertilizantes que utiliza, além de uma parcela significativa de agrotóxicos e aditivos para rações animais — estes últimos “usados porque a monotonia das extensões de monocultura reduziu o teor nutricional dos grãos”.
    Como saída para o esgotamento desse modelo, o professor defende uma transformação profunda. A alternativa apontada é a agricultura regenerativa, cujo foco principal é recuperar a vida no solo por meio da biologia, e não da química.
    Ouça o episódio completo no player acima.

    Ambiente é o Meio

    Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
    Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
    E-mail: ouvinte@usp.br
    Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .

    .
  • Ambiente é o Meio - USP

    Ambiente é o Meio #225: Cosmologia indígena inspira thriller sobre violência e resistência amazônicas

    10/06/2026 | 25min
    O programa Ambiente é o Meio entrevistou o antropólogo, escritor e professor da USP Pedro Cesarino sobre seu novo romance, Os Urubus Não Esquecem, um thriller amazônico que explora as conexões entre povos indígenas, crime organizado e devastação ambiental na Amazônia.
    Cesarino contou que sua trajetória literária se desenvolveu paralelamente à carreira acadêmica como pesquisador de cosmologias indígenas, especialmente junto ao povo marubo, no Vale do Javari, Estado do Amazonas. Segundo o autor, a inspiração para o livro surgiu após o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, episódio que intensificou suas reflexões sobre a violência na região amazônica.
    A obra foi construída a partir de pesquisas sobre cidades de fronteira marcadas por atividades ilegais como tráfico de drogas, garimpo, desmatamento e corrupção, além do aliciamento de jovens indígenas. O romance contrapõe esse universo criminoso à visão indígena da floresta, na qual animais, árvores e seres humanos compartilham laços de parentesco e espiritualidade.
    A trama acompanha Maia, mãe de um jovem desaparecido após uma chacina, que recorre à ajuda da xamã Noma para investigar o caso. A busca combina elementos policiais e espirituais, revelando as relações entre violência, destruição ambiental e cosmologia indígena.
    Ao comentar o título da obra, o autor destacou simbolicamente o papel dos urubus como guardiões da memória e agentes de purificação. Apesar do tom sombrio da narrativa, Cesarino ressaltou que o livro também apresenta uma mensagem de resistência, inspirada na permanência dos povos indígenas e em obras como A Queda do Céu. Para ele, esses modos de vida oferecem alternativas ao modelo predatório de exploração da natureza e mantém viva a possibilidade de outras formas de relação com a existência.
    Ouça o episódio completo no player acima.

    Ambiente é o Meio

    Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
    Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
    E-mail: ouvinte@usp.br
    Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .

    .
  • Ambiente é o Meio - USP

    Ambiente é o Meio #224: Especialista destaca importância dos catadores para saúde ambiental e economia circular

    03/06/2026 | 28min
    Neste episódio do podcast Ambiente é o Meio, a bióloga Patrícia Medeiros, vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ji-Paraná (COMDEAM), fala sobre a importância da retomada da coleta seletiva no município de Ji-Paraná, em Rondônia. A cidade se tornou referência na organização dos catadores de materiais recicláveis e na luta por reconhecimento e inclusão social da categoria.
    Durante a entrevista, Patrícia conta como uma pesquisa desenvolvida em 2023 revelou que o plano municipal de coleta seletiva, publicado em 2020, não estava sendo efetivamente aplicado. A partir desse diagnóstico, a bióloga passou a investigar os impactos da interrupção do serviço e os desafios enfrentados pelos trabalhadores da reciclagem.
    A especialista também destaca o papel dos catadores para a sustentabilidade, a economia circular e a geração de renda, além de discutir os efeitos da redução das atividades da cooperativa local, que já reuniu mais de 60 cooperados e hoje conta com cerca de dez integrantes.
    Ouça o episódio completo no player acima.

    Ambiente é o Meio

    Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
    Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
    E-mail: ouvinte@usp.br
    Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .

    .
  • Ambiente é o Meio - USP

    Ambiente é o Meio #223: Desinformação se torna desafio central no jornalismo ambiental

    27/05/2026 | 27min
    No novo episódio do podcast Ambiente é o Meio, a jornalista Luciana Constantino, profissional com mais de 30 anos de atuação nas áreas de sustentabilidade, meio ambiente, ciência e política, analisa os principais desafios enfrentados atualmente pelo jornalismo ambiental.
    Durante a conversa, Luciana destaca o avanço da desinformação como uma das maiores ameaças à cobertura de temas ambientais e climáticos. Ela critica a falsa equivalência dada ao negacionismo climático, discurso sem base científica, e reforça a importância de um jornalismo pautado em fontes confiáveis e especialistas qualificados. Segundo a jornalista, a pandemia de covid-19 também contribuiu para aproximar pesquisadores da sociedade e ampliar o combate à desinformação.
    A conversa aborda ainda o papel do jornalismo investigativo na denúncia do greenwashing — prática em que empresas promovem uma imagem sustentável que não corresponde às ações reais. Luciana ressalta a importância de veículos independentes e de iniciativas apoiadas por organizações internacionais na realização de investigações aprofundadas sobre impactos ambientais e sociais.
    Ouça o episódio completo no player acima.
    a
    Ambiente é o Meio

    Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
    Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
    E-mail: ouvinte@usp.br
    Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .

    .
Mais podcasts de Ciência
Sobre Ambiente é o Meio - USP
O programa discute temas ambientais e sociais, analisa questões de sustentabilidade por meio de entrevistas com especialistas e pesquisadores da área no âmbito do município, do Estado, do País e do planeta. Apresentação: Produção: José Marcelino de Rezende Pinto e Marcelo Pereira de Souza (FFCLRP) e Daniela Sudan (USP Recicla), colaboradores - FFCLRP: Everton Macedo de Held, Vanessa Oliveira Souza, Franciele Santos Amorim, Reinaldo Romero (colaborador), Luis Antônio Fontana (operador de áudio), Centro de Informática de Ribeirão Preto (produção técnica) E-mail: ouvinte@usp.br Horário: Horário: quartas, às 13h, com reprise aos domingos, às 17h30 Duração: 30 minutos
Site de podcast

Ouça Ambiente é o Meio - USP, InfectoCast e muitos outros podcasts de todo o mundo com o aplicativo o radio.net

Obtenha o aplicativo gratuito radio.net

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Ambiente é o Meio - USP: Podcast do grupo